Bate Papo

Mensagem

Hebreus.11.1. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Convicção certeza, mesmo que não esteja vendo, mais eu continuo crendo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Novo Nascimento P.2



A Primeira Criação


Para compreendermos a Nova Criação, precisamos compreender a primeira criação de Deus, e o porquê da necessidade de haver a recriação do homem.
1.    Deus criou tudo com uma voz de comando:

Gênesis: 1.1 – 24
Salmos: 33.6; 9
Hebreus: 11.3

2.    E Deus criou o homem:



Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ( Gênesis: 1.26-27 )
Ser imagem e semelhança implica, nesse ser criado ser tão identificado com seu criador quanto se pode ser. Pois, ao contemplar esse homem a natureza veria Deus. Jesus disse: Quem vê a mim vê o pai ( João . 14.9 ).
O homem então se torna o regente (governante) do Universo que Deus é soberano.
Do pó da terra formou Deus Jeová ao homem e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se um ser vivente.
( Gênesis: 2.7 )

3.    A natureza tríplice do homem


Deus é Espírito, e o homem foi feito à sua própria imagem. No entanto, o homem não foi feito apenas espírito, mas espírito, alma e corpo, um ser composto de três partes.
Deus é espírito; e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ( João. 4.24 )
Do pó da terra formou Deus Jeová ao homem e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se um ser vivente.
( Gênesis: 2.7 )
Desta forma, concluir-se que o homem é um espírito, possui uma alma e habita num corpo, e cada parte do homem possui uma voz:
1.    Espírito -  Consciência ( contato com o mundo espiritual )
2.    Alma - Razão ( contato com o mundo intelectual )
3.    Corpo – Sentidos ( contato com o mundo físico )
O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados completos, irrepreensíveis, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
( 1 Ts. 5.23 )
Por isso, não desmaiamos; mas, ainda que em nós pereça o homem exterior, o homem interior renova-se de dia em dia. Pois a nossa leve aflição momentânea para nós produz cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória.
( 2 Cor. 4.16-17 )

·       O Espírito Humano ou Homem Interior.

No espírito entramos em contato com a dimensão espiritual, por vez, ele é o centro e a fonte da vida humana.

·       É no espírito que se recebe vida eterna.

O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
( João. 6.63 )

·       O espírito do homem é a lâmpada do Senhor.

O espírito do homem é a lâmpada de Jeová, a qual esquadrinha todas as câmaras secretas da alma. ( Prov.20.27 )
Pois eu me deleito na Lei de Deus, no homem interior; 
( Rom. 7.22 )
para que ele vos conceda, conforme as riquezas da sua glória, que sejais robustecidos com poder, pelo seu Espírito no homem interior; ( Ef. 3.16 )

·       É a natureza e a vida de Deus, por meio da sua Palavra, que gera em nós um novo espírito e nos torna novas criatura.

Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais. ( 1Pedro. 1.23 )
Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas. ( Tiago. 1.18 )

·       A alma do homem (Alma – aquilo que anima, que é vivo)

É através da alma que estramos e contato com a dimensão intelectual e emocional, ela inclui a mente, a vontade e as emoções.
O espírito e a alma representam os dois lados da natureza espiritual. Embora distintos, o espírito e a alma são inseparáveis ( a não ser pela palavra de Deus ), são entrosados um no outro – Myer Pearlman.
Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. ( Hebreus: 4.12 )
A alma é o que anima o corpo do homem ( alma vivente ). Na ideia original ela é inspirada pelo espírito ( que é inspirado por Deus ) e assim anima o corpo a ações que glorifiquem a Deus.
Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. ( Romanos: 8.14 – 16 )

·       O corpo humano ou homem exterior

É através do corpo que entramos em contato com dimensão física, ele é a nossa casa terrestre, mas seremos transformados e teremos um corpo incorruptível quando ressuscitarmos.
Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. ( 2 Co. 4.7 )